Quebec

A província de Quebec

O Quebeque ou Quebec é uma das dez províncias do Canadá, sendo a mais extensa e segunda mais populosa delas, com cerca de 24% da população do país. A maior cidade do Quebec é Montreal, que é também a segunda maior do país, mas a capital da província é a Cidade de Quebec.

Embora o Quebec represente cerca de um quarto da população do Canadá, ele não faz parte oficialmente da constituição canadense. Durante o processo de repatriação da Constituição do Canadá em 1982, o governo provincial exigiu o reconhecimento do Quebec como sendo uma nação por razão de sua língua, sua cultura e suas instituições próprias. Porém, durante o evento da Nuit des Longs Couteaux, um novo acordo foi feito sem René Lévesque, primeiro-ministro quebequense à época, que se recusou de assinar a nova versão da constituição. Desde então, vários projetos de reforma constitucional foram tentados, como o Acordo do Lago Meech, em 1987, e o Acordo de Charlottetown, em 1992, ambos sem sucesso.

Idiomas no Quebec

O Quebec é a única província canadense com uma maioria francófona (79%) e uma minoria anglófona (8,3%). É também a província com a maior porcentagem de bilinguismo, 42,6% da população e 61% dos jovens francófonos. A forte influência francesa, presente desde os primórdios da colonização do Canadá, torna a província sensivelmente diferente do resto do país e o francês seu único idioma oficial.

Por causa da colonização francesa, a população do Quebec é, em sua maioria, católica, ao contrário do resto do país, onde os protestantes são maioria. Outra influência francesa está em seu sistema de justiça. O Quebec é a única província que tem um sistema misto: código civil de origem francesa e código criminal de origem britânica. Outra característica francesa do Quebec é a arquitetura de suas cidades.

Os franceses que iniciaram a colonização da região, anteriormente conhecida como Nova França, estavam interessados no comércio de peles de animais, fosse pela caça ou por contatos comerciais com nativos indígenas da região. O nome Quebec significa “onde o rio se estreita”, em algonquino, referência ao trecho estreito do Rio São Lourenço, na região onde fica atualmente a Cidade de Quebec.

Os ingleses capturaram a capital da província em 1759, e tomaram o controle da região em 1763. A partir da década de 1950, um movimento nacionalista começou a crescer no Quebec, que culminou com a realização de dois referendos, em 1980 e em 1995, pela separação do Quebec do Canadá e um em 1980 por um projeto de “soberania-associação”. No referendo de 1995, o “não” obteve 50,58% dos votos.

O Quebec possui vastos recursos naturais, entre os quais inúmeros rios, lagos e muitas florestas. Atualmente, é o maior produtor de energia elétrica do Canadá; a maior parte dessa energia (97%) é gerada em hidrelétricas.

A província produz cerca de 26% dos produtos industriais e agropecuários da federação. Os principais produtos são alimentos, madeira e derivados, aviões, químicos e roupas.

Veja também: Toronto

quebec
quebec
quebec
quebec
quebec
quebec

Dubai

Dubai é a maior cidade e emirado de mesmo nome dos Emirados Árabes Unidos (uma federação...

Bali

Bali é uma ilha e província da Indonésia, situada na extremidade ocidental do...

Sydney

Sydney é a capital do estado de Nova Gales do Sul e a cidade mais populosa de toda a...

Seul

Seul, oficialmente Cidade Especial de Seul, é a capital e a maior metrópole da República...

Manila

Manila é a capital das Filipinas e a segunda cidade do país em número de habitantes. A...

Tóquio

Tóquio oficialmente Metrópole de Tóquio, é a capital do país e de uma das 47 prefeituras...

Bangkok

Banguecoque ou Bangkok ou Bancoque é a capital e cidade mais populosa da Tailândia Além...

Hong Kong

Hong Kong é uma das duas regiões administrativas especiais da República Popular da China...

Atenas

Atenas é a capital e a maior cidade da Grécia. A cidade domina a região da Ática e é uma...

Paris

Paris é a capital e a mais populosa cidade da França, bem como a capital da região...

braziloutside
Quebec 12
Quebec 13
braziloutside

VIVER NA AMÉRICA

VIVER NA EUROPA

OUTROS LOCAIS